Livros sobre marketing de conteúdo – os 5 melhores em 2025

De manuais completos a guias práticos para marketing de conteúdo, conheça os livros mais recomendados

Receba novos artigos em seu e-mail!

Os melhores livros de marketing de conteúdo

Buscando livros sobre marketing de conteúdo? Então, confira uma lista com os melhores em 2025. Autores brasileiros, como Rafael Rez e Rafael Kiso, e norte-americanos, como Joe Pulizzi, aparecem em destaque.

Sem tempo para escolher? Fique com o best seller!

O livro Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi, é bom
Best seller de marketing de conteúdo

O livro mais vendido sobre marketing de conteúdo é o Marketing de Conteúdo Épico: Como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing.

Epic Content Marketing (título original) traz conceitos, histórias e técnicas para obter sucesso com o marketing de conteúdo. É por isso que ele é considerado bem completo. Não é à toa que é o mais vendido e comentado de todos os tempos!

“É o verdadeiro Guia para profissionais de marketing que desejam se aprofundar no marketing de conteúdo.”

Leia mais…

2 edições disponíveis

A 1ª edição, best seller, está disponível em português nas versões impressa e Kindle.

Foi escrita por Joe Pulizzi, norte-americano que é referência mundial no tema e fundador do Content Marketing Institute (CMI). Além disso, é também coautor de outros livros que são referência na área, como Conteúdo S.A., Get Content Get Customers e Managing Content Marketing.

Já a segunda edição de Marketing de Conteúdo Épico, revisada, ampliada e escrita em coautoria com Brian Piper, está disponível somente em inglês, nas versões para Kindle e impressa em capa dura.

“A 2ª edição do Epic Content Marketing é o único livro que todo criador de conteúdo deve ler e ler novamente.”
— Andrew Davis, palestrante global e autor de best-sellers

Leia mais…

O livro de marketing de conteúdo mais vendido no Brasil

Descubra se o livro Marketing de Conteúdo de Rafael Rez é recomendado
Rafael Rez é um dos autores mais buscados sobre o tema

O livro sobre marketing de conteúdo com maior número de vendas na Amazon brasileira é Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, do autor Rafael Rez. A obra fala sobre fala sobre marketing, mercado digital. Além disso, traz um passo a passo para aplicar o marketing de conteúdo na prática.

“O autor dá uma aula de conteúdo quando aplica no livro os conceitos que explica. Claro, didático e sem enrolação.”

Leia mais…

Além de professor universitário, o autor é consultor e fundador de uma agência de SEO e conteúdo. Por isso, ele traz uma bagagem sólida sobre o assunto e ensina no livro:

  • técnicas para construção de personas;
  • estratégias de conteúdo;
  • como desenvolver um planejamento de marketing;
  • lições para geração de leads;
  • mensuração de resultados;
  • e muito mais!

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI está disponível para Kindle e também na versão impressa.

“É uma leitura obrigatória para qualquer profissional de marketing iniciante e sem dúvidas pode surpreender até profissionais com experiência.”

Leia mais…

Os autores mais buscados no país

Diariamente, milhares de pessoas buscam aprender sobre marketing de conteúdo em todo o mundo. Da mesma forma, no Brasil, os livros associados ao tema que estão entre os mais buscados são dos autores Joe Pulizzi, Rafael Rez e Kristina Halvorson.

Como você pode notar, esses são os autores mais populares quanto a marketing de conteúdo. Mas este tema também é tratado por outros autores, só que de forma mais focada ou abrangente.

O melhor avaliado — marketing de conteúdo com foco em conversão

Saiba mais sobre o livro $100M Leads: How to Get Strangers To Want To Buy Your Stuff
É quase uma unanimidade a qualidade do conteúdo desta obra sobre marketing de conteúdo

Considerado na Amazon o livro com maior número de avaliações sobre o tema, $100M Leads: How to Get Strangers To Want To Buy Your Stuff apresenta uma classificação com 95% de 5 estrelas. Mas, diferentemente dos demais aqui mencionados, este livro não promete entregar um conteúdo abrangente e completo sobre o marketing de conteúdo.

Outra diferença é que seu autor — Alex Hormozi — não é um profissional de marketing, mas um empresário e investidor. Talvez seja por isso que ele aborda de forma direta um dos mais importantes tópicos do marketing de conteúdo: a conversão.

Enquanto os demais livros se propõem a serem como manuais do content marketing, $100M Leads traz uma série de estratégias, modelos, métodos e frameworks para aumentar a geração de leads e sua transformação em clientes.

Portanto, se você busca por um livro com uma orientação mais prática para melhorar resultados com o marketing de conteúdo, esta é uma excelente escolha.

Está disponível em audiobook, Kindle e na versão impressa com opções de capa mole e capa dura.

“Você poderia gastar em mentorias para obter esse nível de conhecimento, mas neste livro é 1000 vezes mais barato.”

Leia mais…

O mais abrangente — os ingredientes e a receita para o sucesso

Não poderia deixar de citar nesta lista um livro que também se destaca no assunto marketing de conteúdo. Aliás, ele traz importantes lições sobre marketing, de uma forma geral.

Recomendação de Unbound Marketing, de Rafael Kiso
O livro reúne em um único framework as principais estratégias de marketing digital

Em Unbound Marketing: como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital, Rafael Kiso traz uma proposta de atuação conjunta das principais estratégias de marketing digital:

  • Inbound Marketing
  • Outbound Marketing
  • Marketing de Referência
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing em Mídias Sociais
  • Marketing de Influência
  • Marketing de Experiência

Reconhecido pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) como o melhor profissional de planejamento estratégico digital do país, o autor inova com esta abordagem. Assim, ele mostra que é possível realizar um marketing com centralidade no cliente, repercutindo em áreas como branding e vendas, além de ter ganhos até para o offline.

“O melhor livro para estruturação de um produto, embalagem e boa compreensão da jornada de um cliente. Esta na dúvida? COMPRE. Será muito útil e aplicável.”

Leia mais…

Os melhores livros de marketing de conteúdo — lista com todas as recomendações

Resumidamente, os 5 livros de marketing de conteúdo que eu indico a leitura neste artigo são estes:

  1. 95% classificam com 5 estrelas: $100M Leads: How to Get Strangers To Want To Buy Your Stuff, por Alex Hormozi
  2. 87% classificam com 5 estrelas: Unbound Marketing: como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital, por Rafael Kiso
  3. 83% classificam com 5 estrelas: Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, por Rafael Rez
  4. 78% classificam com 5 estrelas: Marketing de Conteúdo Épico: Como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing, por Joe Pulizzi
  5. 69% classificam com 5 estrelas: Estratégia de Conteúdo Para Web, por Kristina Halvorson

Espero que este artigo tenha ajudado a você na escolha da sua próxima leitura! Mas o seu conhecimento sobre o tema não precisa parar por aqui.

Se você quer receber mais artigos sobre marketing de conteúdo, deixe seu e-mail aqui que te envio →

Compartilhe este artigo!

Facebook
LinkedIn

Leia também:

Fique por dentro!

Receba nossa seleção de materiais para você aprender e aplicar marketing de conteúdo: últimos artigos , insights de pesquisas e as melhores indicações de onde aprender mais sobre o tema.

Responda ao formulário e faça seu pedido para receber!